quinta-feira, 28 de julho de 2011

Kati da Serpente Sagrada

Shen She Quan (Punho da Serpente Sagrada) é uma arte marcial chinesa com origem na província chinesa de Fujian, quando um monge do Templo do Bambu ministrou a um jovem chamado Xü Yin Feng 徐英風 uma técnica particular do Templo, chamada Hok She Tchu (União da Garça e da Serpente).
Após a morte do monge, Yin Fong aprimorou seus treinamentos, o que após alguns anos resultou em uma técnica particular que, homenageando o monge-professor, homem religioso, batizou-a com o nome "Shen", ideograma chinês que significa Deus, sagrado ou divino. Shen She Chuen "Punho da Serpente Sagrada".
Ainda jovem, Yin Fong perambulou por grande parte da China, Sudeste Asiático, Mongólia, Tibete e Índia, onde enfrentou desafios de lutadores renomados de sua época, como Tietou Hou Shan, o famoso Monge da Cabeça de Ferro; Li Ao, o grande lutador da técnica Muo Zhang (Palma do Demônio), e o Gigante Bai-Lai da Mongólia, entre outros.
Mais velho, Yin Fong retornou à China e algum tempo depois aceitava o seu primeiro discípulo, um jovem chamado Hu Xue Chen, que após o falecimento de seu mestre, só o transmitia a membros da família ou a discípulos por ela aceites.São seis fases que desenvolvem no praticante a noção dos cinco conceitos, sendo eles:
  • Velocidade: Atacar com batidas rápidas e inesperadas, usando passos rápidos, ágeis e leves.
  • Envolvimento: A curta distância envolver os membros do oponente confundindo suas posturas e usando-as a seu favor. Quando a longa distância, aguardar a abertura em uma postura adequadamente contida.
  • Surpresa: Atacar em diferentes ângulos continuamente.
  • Saltos: Para trás ou para os lados, evitando ataques desnecessários, não comprometendo os membros principais para locomoção e equilíbrio.
  • Fuga: Quebrando o contato e escapando quando o golpe não obtiver a penetração adequada.
Compilado da revista KUNG FU Defesa pessoal Nº 01 Editora Três e dos sites da Associação de Kung fu Tradicional da Família Hu com a devida autorização da mesma.

[editar] Shen She Chuen no Brasil

Em 1980 o sistema Shen She Chuen começou a ser ministrado no Brasil, na cidade de Mogi das Cruzes - SP, sob supervisão do Mestre Hu Chao Tien, discípulo e filho do Mestre Hu Shi Wen.
Hoje, o sistema Shen She Chuen é ministrado no Brasil sob a supervisão do Prof. Dani Hu (Hu Chao Xiu). No final da década de 1980, esteve residindo na Argentina o Mestre Zhu Lin Kan e seu filho Zhu Hsiao Ping, onde por muitas ocasiões, alunos da Associação de Kung Fu Tradicional da Família Hu estagiaram sob sua orientação.

 Evolução do Shen She Quan

Xü Ying Feng - Fundador do sistema
Hu Hsue Tchen - Primeira geração
Hu Hsin Ming - Segunda geração
Hu Shi Wen - Terceira geração
Hu Xiao Tien - Quarta geração
Hu Chao Xiu (Dani Hu) - Quinta geração

Um comentário:

  1. oi, eu gostaria muito de aprender e me disciplinar nesse sistema, porem, não consigo achar nada que me diga para onde devo me mudar, você poderia me dizer onde se encontra a academia do shen she chuen ? em qual estado ?assim, posso tomar alguma decisão, moro no rio grande do sul

    ResponderExcluir